top of page

Gripe canina: a traqueobronquite infecciosa

É bastante comum na clínica médica de pequenos animais, os proprietários chegarem ao consultório relatando que seus cães se encontram engasgados há alguns dias. Muitas dessas vezes, o que eles pensam ser algo preso na garganta do peludo, é na verdade uma traqueobronquite infecciosa, popularmente conhecida como tosse dos canis.

A gripe canina é bastante contagiosa, e tem como o principal sintoma a tosse, passando a impressão de que o cão está tentando tirar algo da garganta. Se o seu pet está apresentando sinais da doença, leve imediatamente ao médico veterinário para que seja feita a confirmação do diagnóstico e instituído o tratamento, pois uma das possíveis complicações são as infecções secundárias, como a pneumonia.


Quando temos um ambiente com muitos cães e um deles se contagia com a gripe canina, muito provavelmente os outros também irão se infectar. A boa notícia é que existem vacinas que protegem contra a doença, o que facilita muito a vida dos proprietários de canis e pessoas que possuem muitos cães em um mesmo ambiente. Se um cãozinho com traqueobronquite já é ruim, imagina vários animais doentes ao mesmo tempo?


A vacina existe inclusive na forma de aplicação intranasal, indolor e sem agulhas. Basta apenas introduzir o líquido da vacina na narina do cão para que seja inalado. É muito válida para quem quer evitar a preocupação de ter o melhor amigo gripado e indisposto, especialmente em épocas mais frias onde temos maior incidência de casos.


Quem ama, protege. Vacinar é um ato de amor.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page