Cuidados necessários com os cães braquicefálicos
As raças braquicefálicas são aquelas que possuem o focinho achatado e curto, como o Shih-Tzu, buldogue, pug e boxer. Estes cães tendem a ter problemas respiratórios e precisam de alguns cuidados especiais que estaremos abordando neste artigo.
O que é a Síndrome respiratória braquicefálica?
Devido ao encurtamento dos canais respiratórios, os animais de raças braquicefálicas comumente apresentam:
1 - Estenose de narinas: Quando as narinas são muito estreitas e dificultam a passagem do ar;
2 - Alongamento do palato mole: Quando o tecido que divide a cavidade oral da cavidade nasal se alonga e fica pendurado na garganta, geralmente causando um assobio quando respiram;
3 – Hipoplasia traqueal: Quando ocorre um estreitamento da traqueia.
Todos esses são problemas decorrentes do canal respiratório comprimido e muitas vezes necessitam de intervenção cirúrgica. Mas vale lembrar que nem todo cão braquicefálico apresentará estes problemas.
Cuidados necessários para amenizar as consequências da Síndrome braquicefálica:
Muito cuidado com altas temperaturas! A respiração é a maneira que o cão tem para regular sua temperatura corporal, pois eles não transpiram como nós humanos. Os cães de focinho achatado são mais propensos ao superaquecimento corporal, e por isso o dono precisa adotar algumas medidas como:
1: Passeios somente em horas frescas do dia;
2: Não percorrer longas distâncias, apenas realizar caminhadas de percursos menores;
3: Manter sempre água fresca e de preferência gelada. Toda vez que sair, leve consigo uma garrafinha de água para reidratar o pet;
4: Faça pausas para descanso durante os passeios;
5: Em dias muito quentes mantenha o cão em ambiente com sombra e ventilação adequada.
Lembramos que o superaquecimento corporal é uma condição grave, que pode levar a parada respiratória e até mesmo a morte.
Outro cuidado fundamental é realizar visitas regulares ao médico veterinário para acompanhar de perto a saúde do seu melhor amigo. Muitas vezes são necessárias medidas cirúrgicas para melhorar a qualidade de vida do pet.
Quem ama, cuida!