5 mitos sobre os gatos
Existem muitas especulações sobre o comportamento e a psicologia felina. Neste artigo vamos falar dos 5 maiores mitos relacionados aos gatos, revelando a verdade por trás das superstições.
1: Gatos odeiam tomar banho
Isso varia muito da personalidade de cada bichano. Assim como dentre os cães, existem aqueles que gostam de água e aqueles que detestam, com os felinos funciona da mesma
forma. É mais uma questão individual do que da espécie, e existem algumas raças com maior predisposição a gostar de água, como por exemplo o Maine coon.
2: Os gatos sempre caem de pé
Nem sempre. Fico muito triste, pois na clínica já atendi alguns casos de gatos que foram jogados de lugares bastante altos, apenas para testar se o animal cairia de pé. O que acontece é que os bichanos tem facilidade em girar no ar usando as patas e a cauda, e dependendo da distância conseguem se virar e cair de pé. Isto não significa que o animal não se machuque com estas quedas.
3 : Gatos são interesseiros e traiçoeiros
Só fala isso quem nunca teve um gato como animal de estimação. Eles se apegam sim e muito ao dono. O que ocorre é que os felinos não são tão facilmente domesticáveis como os cães, e precisam que seu espaço seja sempre respeitado.
4 : Gatos não gostam de carinho
Eles gostam bastante de receber afeto, mas apenas no momento que lhes interessa. Quando o gato quer carinho ele vai ate seu dono e pede por atenção. Bichanos não gostam de ser incomodados quando querem ficar sozinhos.
5: Gatos tem 7 vidas
Obviamente isto se trata de um mito. Gatos possuem apenas uma vida, que dura em média 15 anos (sendo consideravelmente menor quando se trata dos animais de rua). A expectativa de vida é sempre maior para aqueles com um lar responsável, onde o proprietário os proporciona cuidados veterinários, vacinas, alimentação equilibrada, e é claro, muito amor!