top of page

Infecções de ouvido em cães e gatos

As infecções do conduto auditivo, também conhecidas como otites, são um problema comum nos cães e gatos. Bactérias, fungos e ácaros de ouvido são possíveis causadores da infecção, e é indispensável o olhar do médico veterinário para que seja instituído um tratamento correto e eficaz para cada caso especificamente.

As otites são classificadas em externas, médias ou internas, de acordo com sua localização. Elas podem estar presentes em apenas um dos ouvidos ou até mesmo em ambos.

Por que as infecções de ouvido são mais comuns em animais do que nos seres humanos?


Os pets possuem o canal auditivo bem mais longo que o nosso, o que os torna mais úmidos e propícios ao desenvolvimento dos microrganismos. O problema é ainda mais comum em cães do que em gatos, sendo as raças com orelhas longas e caídas mais predispostas a desenvolver as otites.

Como reconhecer os sintomas?

Observe a parte de dentro das orelhas do seu peludinho. Fique atento a sinais como vermelhidão, edema, desconforto e secreção no conduto. Você também deve observar se o seu animal coça bastante o ouvido, balança muito a cabeça ou fica com a cabeça pendendo para um dos lados. Podem estar presentes feridas e hematomas na orelha, muitas vezes causados pelo ato de coçar.


Tratamento

Você deve procurar o médico veterinário ao suspeitar de otite no seu animal de estimação. O problema exige um diagnóstico da causa e correto uso de medicação. Vale ressaltar que infecções de ouvido tratadas de forma incorreta podem gerar problemas irreversíveis no canal auditivo.

Prevenção

* A higienização periódica das orelhas deve ser feita por um profissional capacitado e com os produtos corretos.

* É importante manter limpo o animal e também o ambiente em que ele vive.

* Cuidar da saúde e da alimentação do seu pet é fundamental para o fortalecimento do sistema imune, dificultando o aparecimento de doenças oportunistas.

* No momento do banho é importante não deixar cair água nos ouvidos. Você pode colocar um algodão no conduto, lembrando-se de sempre retirar o mesmo no final do banho.

* Caso o seu animal seja diagnosticado com otite, siga à risca o tratamento indicado pelo veterinário; não pare o tratamento no meio se notar que o animal está melhor. Infecções mal tratadas criam microrganismos resistentes aos medicamentos.

Quem ama, cuida!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page