10 alimentos PROIBIDOS para os cães
Muitas pessoas tem dúvidas sobre os alimentos que não devem ser oferecidos aos seus peludinhos. Para esclarecer essas dúvidas, preparei este artigo onde abordaremos os principais alimentos que podem fazer muito mal para nossos melhores amigos e devem ser evitados a todo custo.
1 - Chocolate
Com a páscoa chegando, os cuidados devem ser redobrados. O chocolate contém uma substância chamada teobromina, que causa intoxicação nos cães. Caso o seu peludinho
tenha ingerido chocolate por acidente, fique atento a sinais como: aumento de ingestão de
água, inchaço no abdômen, vômito, diarreia, descoordenação e tremores. Caso estes sintomas ocorram, leve-o imediatamente ao veterinário.
2 - Alimentos gordurosos
Frituras, sorvetes, carnes gordurosas, molhos a base de queijo e creme de leite são alguns exemplos. Temos também o abacate, que além de ser um alimento rico em gordura, contém uma substância chamada Persin, que pode ser tóxica para os cães. O excesso de gordura não é bem digerido pelos nossos melhores amigos, e muitas vezes é a causa de uma série de problemas no trato digestivo, incluindo doenças graves como a pancreatite.
3 – Leite e derivados
Os animais não digerem bem a lactose, e seu consumo pode trazer transtornos como a diarreia, vômito e dores abdominais.
4 – Alimentos que contenham cafeína
Café, bebidas energéticas e quaisquer alimentos que contenham cafeína não são bem tolerados pelos cães, por serem muito mais sensíveis a esta substância do que nós humanos.
5 – Cebola e alho
Quando consumidos em excesso podem fazer muito mal, tendo potencial de inclusive destruir as células vermelhas, levando a anemia. Outros problemas como náuseas, apatia, urina escura e falta de ar também podem ocorrer.
6 – Uvas e uvas passas
As uvas tem um potencial altamente tóxico nos cães, trazendo problemas graves como a falência renal, que pode inclusive levar o animal a óbito.
7 – Álcool
Bebidas alcoólicas prejudicam o funcionamento adequado do fígado, que é um órgão importantíssimo e essencial para o funcionamento do metabolismo.
8 – Doces
O consumo de doces gera um aumento considerável na insulina circulante, causando um desequilíbrio de glicose no organismo do cão.
9 – Carnes cruas
As carnes podem conter parasitas, que somente são mortos no processo de aquecimento. Por isso, nunca forneça carnes cruas para seu melhor amigo. As massas cruas também devem ser evitadas devido a seu potencial de fermentação no estômago do animal.
10 – Ossos
Os mais perigosos são os ossos de frango, que se quebram fazendo pontas e podem perfurar o trato digestivo do cão. Outros problemas como engasgamento e obstrução podem ser consequências do consumo de ossos. Uma boa alternativa são os ossinhos feitos de couro bovino, apropriados para serem oferecidos aos nossos peludinhos.