top of page

Seu pet se envolveu em briga? Saiba como socorrê-lo.

Tanto os cães quanto gatos, especialmente aqueles que têm acesso livre a rua, podem acabar se envolvendo em uma briga com outro animal. Vamos abordar neste artigo os primeiros socorros que você pode prestar para estabilizar o seu peludinho até que consiga chegar a um hospital veterinário. A gravidade de cada caso vai sempre depender do tamanho das lesões provocadas e procurar um médico veterinário é indispensável.

Um combate entre animais pode ocasionar desde machucados superficiais, até quadros mais graves como fraturas, ruptura de órgãos internos e hemorragias severas. A primeira coisa que você deve fazer é interromper a briga, e para isso nunca use a sua mão, pois você tem grandes chances de também ser atacado. Tente jogar uma quantidade de água na cabeça dos envolvidos, ou utilize de algum barulho alto como um apito para roubar sua atenção.

Observe o seu animal, repare se ele está respirando normalmente e se é capaz de caminhar. Se houverem apenas machucados superficiais na pele, limpe a área acometida com água corrente e aplique um antisséptico apropriado para machucados de pele, como a água oxigenada 10 volumes. Você ainda deve procurar um médico veterinário, pois a maior parte das feridas causadas por mordidas tende a infeccionar e acabam por se tornar um problema maior.

Examine também a coloração das mucosas da gengiva do seu animal, caso elas estejam pálidas, isso é um forte indício de que ele está perdendo sangue, e muitas vezes essas perdas são hemorragias internas que você não pode ver. Nestes casos estamos tratando de uma urgência médica e o veterinário deve ser procurado de forma imediata. Caso o sangramento seja externo, provavelmente se trata de um vaso sanguíneo rompido, e você deve enrolar um pano limpo comprimindo o local de sangramento, minimizando a perda sanguínea até conseguir chegar ao hospital veterinário mais próximo.

Se você perceber que seu peludinho está sentindo muita dor, enrole-o em um pano ou toalha e segure-o junto ao seu corpo, amenizando o máximo possível os movimentos de balançar do veículo até chegar ao seu veterinário. Cuidado para que você não seja mordido, pois animais que estão passando por processo doloroso podem acabar mordendo como forma de defesa. Compressas de gelo ajudam a diminuir a dor.

Se o seu pet brigou com um animal desconhecido, atente-se ao perigo da transmissão do vírus da raiva. Converse com seu médico veterinário a respeito e mantenha sempre seu melhor amigo com as vacinas em dia. A vacinação é a única forma eficaz de manter o seu animal de estimação protegido da doença.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page