Queda de pelo em cães, saiba o que fazer
A troca de pelos é um processo fisiológico dos cães, sendo mais acentuado nos períodos de mudança de estação, especialmente com a chegada do verão e do inverno. É normal que nossos cães percam uma significativa quantidade de pelos diariamente. Então, quando devemos nos preocupar com essa queda?
Precisamos procurar um médico veterinário quando podemos observar que o animal está se coçando muito, ou quando possui áreas sem pelo ou com falhas de pelo no corpo. Também é preocupante se notarmos alterações na pele do peludinho, como vermelhidão, feridas, caspas e pústulas.
A maior parte das queixas dermatológicas em cães está relacionada a presença de ectoparasitas na pele, que são os tão famosos carrapatos, as pulgas e as sarnas. Mas nem sempre os problemas de pelagem estão ligados à pele ou pelo do animal em si. Muitos deles são causados por distúrbios no organismo, como má nutrição, problemas hormonais, alergias e doenças sistêmicas.
E o que podemos fazer para diminuir a queda de pelo natural dos cães?
A primeira coisa é fornecer sempre água fresca e ração de boa qualidade, pois a saúde dos pelos está diretamente relacionada com a nutrição do animal. Escove a pelagem diariamente para remoção dos pelos soltos ou que já estão se soltando, isso reduzirá a quantidade de pelos espalhados pela casa. Também é importante manter o animal limpo. Os banhos podem ser dados semanalmente ou quinzenalmente, de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Após os banhos, é ideal que o cãozinho seja seco utilizando secadores, uma vez que a umidade na pele favorece a instalação de fungos e bactérias. E por último, é fundamental manter um bom controle para pulgas e carrapatos.
Lembramos da importância de manter o peludinho com as vacinas e vermífugos em dia.
Cachorro saudável é cachorro feliz.